Heloísa Reis de Araújo Mestrado em Inovação Pedagógica

Uma reflexão sobre a prática educativa do professor formado pelo CDI à luz da inovação pedagógica.

Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de reflexão acerca da inovação pedagógica no âmbito da chamada “Era da construção do conhecimento”. Busca-se aqui ressaltar como a informática está sendo utilizada e trabalhada na educação pública do Brasil, especificamente no Estado da Bahia, apresentando o CDI como pioneiro em uma proposta de educação inovadora que une tecnologia e cidadania a fim de realizar a tão sonhada inclusão social e digital às classes menos favorecidas economicamente. Esta pesquisa na ótica da inovação pedagógica com enfoque na tecnologia foi motivada pelas mudanças operacionalizadas nessa área a partir da inegável revolução tecnológica, a qual tem instigado uma mudança na atuação do professor, já que a informação pode ser obtida via computador a qualquer momento. Tenta-se descobrir como o professor poderia aliar seus conhecimentos a uma formação em tecnologia para atuar em sala de aula, promovendo a inclusão via Educação e Tecnologia. Além disso, pensar como fica a instituição escolar dentro desse contexto exigiu não só leituras, como também pesquisa “in locus”, tendo como fundamento teórico os princípios da educação holística, os quais concebem o indivíduo não só na perspectiva do conhecer, mas também privilegia o ser, o conviver e o fazer. Partindo de pressupostos epistemológicos, pedagógicos e tecnológicos, realiza-se este trabalho de pesquisa a fim de entender e descobrir qual o caminho que a educação deverá trilhar com o advento do computador. Nesse sentido, o educando do século XXI é aquele que assimila as diferentes formas de acesso à informação e utiliza a tecnologia para a resolução de problemas sociais. Do ponto de vista metodológico, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa de caráter etnográfico, utilizando a observação e a entrevista como instrumentos para a coleta de dados a fim de se obter resultados satisfatórios. Assim sendo, acredita-se na possibilidade de uma educação numa perspectiva transformadora da sociedade. Palavras-chave: Inovação Pedagógica, Cidadania, Inclusão Social, Tecnologia, Formação Reflexiva.