Júlia Maria Pimentel de Carvalho Chalegre Mestrado em Inovação Pedagógica

Programa de Educação do Campo “Saberes da Terra”: um espaço para práticas pedagógicas inovadoras?

Considerando uma necessidade de refletir sobre a questão da inovação pedagógica, pretendemos com esta pesquisa verificar se existe prática pedagógica inovadora no Programa de Educação do Campo “Saberes da Terra”. Para melhor fundamentar este trabalho fomos buscar suporte em teóricos que pesquisam sobre educação do campo, como também utilizamos recursos metodológicos que ampararam o percurso que fizemos. Iniciamos fazendo uma retrospectiva histórica da educação do campo e como se instituiu o Programa Saberes da Terra, suas práticas pedagógicas, como essas práticas são desenvolvidas lá na zona da mata rural de Pernambuco, que foi o campus da pesquisa, como também tentamos elucidar alguns conceitos de inovação pedagógica e se estes são aplicados à prática do Programa. A metodologia usada teve cunho qualitativo etnográfico, por se aproximar mais do objeto estudado. Optamos pelas categorias de análise dos documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Utilizamos ainda como recursos o diário de campo e a fotografia. Fizemos um levantamento do material de estudo e procuramos o tempo todo estabelecer um diálogo sempre aberto com os sujeitos da pesquisa, o que facilitou sobremaneira as observações participantes e as entrevistas semiestruturadas. As análises dos documentos, das observações e das entrevistas semiestruturadas, como também do diário de campo e das fotografias nos ajudaram a esclarecer questões sobre a educação que se realiza no campo, especificamente no Programa Saberes da Terra. E nos levaram a entender que, apesar de o Programa de Educação do Campo “Saberes da Terra” trazer alguns indícios fortes de inovação pedagógica e fazer parte de um projeto nacional de educação onde o contexto político tem direções bem definidas e a constante vigília dos movimentos sociais, ainda há entraves que não fazem essa inovação pedagógica acontecer no todo do programa. Palavras-chave: Educação do Campo – Programa Saberes da Terra – Práticas Pedagógicas – Inovação Pedagógica – Práticas Educativas Inovadoras.