Ana Maria Romão Nunes da Fonseca Mestrado em Inovação Pedagógica

A introdução de novos manuais escolares em São Tomé e Príncipe: uma inovação pedagógica?

Na actual sociedade do conhecimento, a generalização do domínio da linguagem escrita é uma ferramenta essencial, uma vez que possibilita aceder à informação e à sua selecção de forma crítica, numa perspectiva de utilização enquanto instrumento de intervenção social. Este domínio é fundamental para o progresso de qualquer sociedade, especialmente para os países em vias de desenvolvimento, como é o caso de São Tomé e Príncipe. Assim, e porque o país se encontra extremamente dependente da ajuda externa, a cooperação internacional torna-se fundamental no sentido de concertar esforços para dar cumprimento ao disposto nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, assinados pelos países membros da Organização das Nações Unidas em 2000, da qual São Tomé e Príncipe faz parte, nomeadamente o 2º Objectivo que prevê a universalidade do acesso ao ensino primário. Contudo, este objectivo apenas poderá ser atingido se o país delinear políticas educativas que promovam mudanças nas práticas dos professores, nomeadamente uma forte aposta na sua formação e na organização de materiais de apoio.

O presente estudo visa analisar e compreender as contribuições de novos manuais escolares de língua portuguesa construídos neste país, e da formação decorrente da experimentação dos mesmos, para a alteração das práticas docentes, conducentes a uma mudança no processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita. Este estudo deriva do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de reforma do ensino básico em São Tomé e Príncipe (da 1ª à 6ª classe), que decorre desde 2005, tendo apenas em conta as acções efectuadas relativamente aos 4 primeiros anos de escolaridade. É um estudo de natureza qualitativa, em que se recorre à observação participante, a entrevistas e à análise documental, partindo da minha implicação no mesmo, enquanto consultora para a área de língua portuguesa no referido projecto. 

Na sequência do trabalho realizado, conclui-se que, para além da necessidade urgente de proceder a uma reforma das políticas educativas e da formação de professores, os manuais escolares construídos tornam-se um instrumento imprescindível no apoio a este processo formativo, constituindo-se como um recurso configurador de inovação pedagógica, desde que utilizados de modo contextualizado.

Palavras-chave: globalização, cooperação, políticas educativas, inovação pedagógica, manual escolar, processo de ensino e aprendizagem.