Lígia Maria Freitas Soares Fernandes Mestrado em Inovação Pedagógica

Estratégias Construtivistas para uma Educação Inovadora.Um Estudo no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O presente estudo baseia-se na reflexão sobre um conjunto de aspectos relacionados com o construtivismo, quadro global de referência para a educação: Concepção Construtivista da Aprendizagem e do Ensino: Sucesso e de Inovação. A investigação efectuada permitiu problematizar a acção educativa, desenvolvida em contexto de sala de aula, numa turma de Pré-escolar e numa de 1.º ciclo do Ensino Básico, tendo em conta os conceitos, princípios e os critérios da Concepção Construtivista da Aprendizagem e do Ensino. Incide, sobretudo, nas formas de organização da actividade conjunta, inerentes ao processo de aprendizagem, por parte do aluno e da actuação do professor. Não obstante as limitações do estudo, os resultados obtidos apontam para uma prática educativa reflexiva, atenta às necessidades, características e diversidade dos alunos, cujas respostas se dirigem ao saber, ao saber fazer e ao ser de cada criança. Não estando, todavia, isenta de problemas, dificuldades e limitações, cada uma das docentes, a partir dos seus conhecimentos e da sua experiência profissional, preconiza a sua prática educativa como desafiante e como um contributo para o processo de mudança e inovação na Educação escolar. Palavras-chave: Construtivismo, aprendizagem significativa, conhecimento, educação, inovação.