Cláudia Maria Pereira Campos Tereso Mestrado em Inovação Pedagógica

Caracterização das Actividades de Enriquecimento Curricular no Concelho de Ourém.

A implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.ºCEB e o consequente alargamento do horário escolar, a permanência dos alunos na escola durante sete horas, a flexibilização dos horários curriculares, a falta de condições físicas e materiais e a alteração do modo de docência, deram origem a uma profunda mudança neste ciclo de ensino. O objectivo do estudo é caracterizar a implementação da Actividade Física e Desportiva, o Ensino da Música, o Ensino do Inglês e o Apoio ao Estudo, bem como outras actividades consideradas pelo Ministério de Educação como Actividades de Enriquecimento Curricular, na organização e dinâmicas das Escolas do 1.º CEB do concelho de Ourém. Os sujeitos escolhidos para a realização deste estudo foram os Presidentes dos Conselhos Executivos do concelho de Ourém, Professores Coordenadores de Estabelecimento dos quatro Agrupamentos; Director do Departamento de Educação, Cultura e Acção Social, do Município de Ourém; Directores Pedagógicos das entidades promotoras; Professores Titulares de Turma dos quatro Agrupamentos de Escolas e Professores de Enriquecimento Curricular. Os instrumentos de recolha de dados foram Entrevistas e Questionários, e os dados foram tratados na base de estatísticas descritivas elementares e análise de conteúdo indutiva. Os resultados apontam no sentido de que: os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos não são chamados a participar na selecção dos Professores das AEC; a supervisão pedagógica é da responsabilidade do Professor Titular de Turma, mas na realidade esse tempo não é suficiente para abranger a totalidade das Actividades; as condições físicas e/ou materiais, são deficitárias na maioria das escolas; a permanência das crianças durante sete horas no mesmo espaço físico tem como consequência o cansaço físico e intelectual dos alunos, a falta de interesse e motivação, que se transformam na adopção de comportamentos menos correctos no que diz respeito à aceitação de regras, ao saber estar, saber interagir e aceitar o outro. Palavras-chave: Actividades de Enriquecimento Curricular, Mudança, Inovação Pedagógica, Professor Reflexivo, Aprendizagens Significativas