Rosária da Fonseca Pereira Nunes Mestrado em Inovação Pedagógica

A relação professor-aluno como criadora de contextos favoráveis à emergência de práticas pedagógicas inovadoras. Um estudo de caso.

A relação professor/aluno constitui um processo de desenvolvimento pessoal e é apontada como uma ponte essencial para alcançar a inovação pedagógica, desempenhando o professor um papel chave na construção desta relação. Considerando a interferência da acção do professor na vida escolar dos alunos, torna-se importante um melhor conhecimento acerca das modificações que se devem operar no desempenho profissional e nas atitudes do docente para que a escola da actualidade seja objecto de mudança e de inovação. Assim, com este trabalho procurámos estudar a relação professor/aluno, no que se refere à qualidade, ao investimento, às condicionantes e à importância dessa relação. Também foi nossa intenção verificar a forma como os professores encaram o seu papel de educadores no respeitante à estruturação dos próprios alunos. Foi igualmente nosso objectivo identificar, do ponto de vista dos alunos, as características dos professores percepcionadas como positivas, as características percepcionadas como negativas, e as características associadas ao professor considerado ideal. No sentido de alcançar os nossos objectivos, levámos a cabo um estudo de caso numa escola de ensino básico e secundário de Torres Novas, tendo o nosso trabalho recaído sobre uma turma de vinte e um alunos com idades compreendidas entre os 12 e 13 anos e alguns dos docentes dessa mesma turma. O nosso estudo assentou na análise de conteúdo de 28 entrevistas sendo 20 feitas a alunos e 8 a professores. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os alunos identificaram com bastante precisão as características do professor que gostariam de ter, apontando o afecto como elemento essencial da relação pedagógica. Defendem ainda que a boa disposição/simpatia, a boa relação com os alunos, a motivação para a docência, a capacidade de ser justo na relação com os alunos, a par com a competência didáctica e a autoridade, constituem características desejadas no docente considerado ideal. Em relação aos resultados emergentes das entrevistas aos professores, destacam-se a proximidade da relação, a motivação dos alunos, os condicionantes de funcionamento e de organização a par da disciplina/indisciplina como elementos preponderantes da relação professor/aluno. A estes dados há a acrescentar que os docentes, conscientes do papel por si desempenhado, consideram que a relação professor/aluno é favorecedora do processo ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Relação professor/aluno, professor, aluno, escola, inovação pedagógica