Nuno Miguel Freire Alves Mestrado em Inovação Pedagógica

Implicações da Introdução de Software em Contextos de Aprendizagem no 1.º Ciclo.

A incorporação do computador na escola tem sido encarada por alguns como mais um instrumento ao serviço do ensino. Outros, porém, consideram-no como um instrumento de inovação, que pode proporcionar verdadeiras mudanças na educação, nomeadamente na alteração das práticas pedagógicas. Objectivos do trabalho: Conhecer as implicações da incorporação do computador e dos softwares Escola Virtual, Paint, OpenOffice e Webquest em contexto de aula. Metodologia: O estudo realizou-se na escola do primeiro ciclo de Almeirim, com uma turma do terceiro ano de escolaridade. Trata-se de um estudo qualitativo, com características etnográficas. Efectuou-se a recolha de dados pela observação participante, inquérito e entrevista. Principais conclusões: A atitude directiva da professora foi a principal condicionante de todo o processo pedagógico, atenuando as eventuais potencialidades dos softwares utilizados. Verificou-se que o software Escola Virtual foi controlador nas actividades, não permitindo aos alunos delinear o seu caminho. Não obstante, o computador apresentou-se como um instrumento motivador, cativando mais as crianças que outros materiais tradicionais. Os restantes softwares descritos permitiram que eles fizessem as suas próprias descobertas, em actividades mais autónomas. O trabalho colaborativo era mais evidente em grupos menores, onde existia maior interacção. Os problemas com que se deparavam eram resolvidos no seio do grupo, recorrendo em último lugar à professora.
Palavras-chave: Trabalho Colaborativo, Interacção Social, Escola Virtual, Atitude Pedagógica, Inovação Pedagógica.