Daniel António Pires Teixeira Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação Pedagógica no contexto de Área de Projecto. Um estudo de caso.

O estudo que apresento tem como objectivo fundamental a Inovação. Não a inovação por existirem cada vez mais meios interactivos, informáticos ou pela emergência da Internet, mas a inovação na forma de tornear a escola clássica, aquela que ainda hoje é refém do modelo industrial. O meio onde todos circulamos como agentes educativos (passivos, activos ou emissores, receptores, por assim dizer) há muito que não é mais um conjunto de indivíduos muito semelhantes com necessidades educativas similares. Antes, define-se como um sistema em permanente procura de uma nova solução para si próprio. O aluno não é mais o agente somente ouvinte e estritamente aprendente; o próprio sente-se muitas vezes desconfortável no actual enquadramento. Os currículos estão desajustados para a faixa etária a que se destinam. A sociedade ainda não se sente capaz de acolher um modelo de ensino mais virado para o construtivismo no seu verdadeiro e real esplendor, onde o aluno é convidado a partir do problema para a sua resolução. Em Área de Projecto é possível trabalhar-se nesta metodologia praticamente a cem por cento. Os docentes que não induzem os seus alunos a assim funcionarem, são aqueles, que muitas vezes, nas suas disciplinas, expostas de maneira convencional, não fomentam a diferença de processos e a estimulação pela procura do saber. O que aqui se pretende deixar subjacente é que, reflectindo, podemos ter uma atitude problematizadora. Este estudo tem por grupo alvo os alunos de duas turmas ao longo do 2º ciclo do Ensino Básico, nos anos lectivos 2007/2009, acompanhando-os nos 5º e 6º anos. Uma destas turmas teve por modelo o construtivismo, a outra esteve envolvida num modelo mais tradicional, transformando-se, por vezes, as Actividades de Projecto em sala de estudo.