António Carlos de Jesus Araújo Mestrado em Inovação Pedagógica

O Conselho de Turma como um espaço educativo.

Este trabalho de investigação é orientado por três eixos fundamentais: a inovação, que é um processo e uma atitude, envolvendo um posicionamento crítico face às práticas pedagógicas menos eficazes; a existência de uma escola com alunos cujo sentido dos estudos se encontra depauperado e o estudo da cultura escolar do conselho de turma (Modelo Culturalista da Organização Escolar). Ao percepcionar o conselho de turma como núcleo de trabalho colaborativo central na escola, e recorrendo ao método etnográfico, a finalidade do estudo é conhecer a sua cultura específica, as crenças dos professores, a condução das suas actividades, principalmente as relacionadas com a sobrevivência escolar dos alunos em risco, compreender o quotidiano deste órgão de coordenação pedagógica. Os objectivos específicos são: cruzar a reflexão científica com inovação educacional, verificar a possibilidade do conselho de turma como unidade estratégica de inovação em educação, identificando formas inovadoras de trabalho colaborativo relevantes para a igualdade de oportunidades não só de acesso, mas também do sucesso das aprendizagens. Palavras-chave: Conselho de Turma, Sobrevivência Escolar, Inovação Pedagógica, Cultura Escolar, Método Etnográfico.