Maria Alexandra das Neves Forte Mestrado em Inovação Pedagógica

Área de Projecto no ensino secundário: e-portefólios como um prolongamento da sala de aula ao ciberespaço, um desafio à Inovação Pedagógica.

Esta dissertação enquadrou-se no estudo da implementação da Área Curricular de Área de Projecto no ensino secundário e pretende averiguar se esta poderá conceder as competências, que se julgam determinantes os alunos possuir, no âmbito da sua preparação e integração na sociedade, permitindo assim perceber se as práticas pedagógicas realizadas pelos professores desta Área Curricular aportam ao ensino realmente algo inovador. Para dar cumprimento ao proposto irá realizar-se uma experiência pedagógica na Área Curricular de Área de Projecto (numa escola secundária) com a utilização de um software livre (plataforma eduspaces que permite construir e-portefólios). Este instrumento possui várias potencialidades pedagógicas, e por isso se inclui nesta investigação. Será então testado a um nível construtivista, esperando que se revele como uma ferramenta de auxílio à inovação pedagógica. Genericamente existem duas questões que serão o cerne desta investigação: Como é que a Área de Projecto pode operacionalizar uma prática pedagógica inovadora? E será o e-portefólio uma ferramenta inovadora e como? O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (entrevistas com análise do discurso, observação participante, documentos produzidos pelos alunos, registos automáticos da plataforma eduspaces, e questionários de opinião preenchidos pelos alunos). As recomendações emergentes do estudo, apontam para a viabilidade e adequação da plataforma eduspaces como suporte do desenvolvimento de e-portefólios na Área de Projecto, sendo promotora da criação de comunidades colaborativas que permitem uma actividade reflexiva do aluno, e a comunicação/interacção entre os intervenientes. A implementação da Área de Projecto por si só, não irá conduzir à inovação pedagógica, pois irá depender da forma como os agentes de mudança compreenderem ou não a implementação da inovação, alicerçada em novas práticas pedagógicas que confrontem as antigas (pois esta medida foi imposta externamente). Esta área curricular ainda assim confere algumas das competências ao aluno que se julgam necessárias para este poder ingressar no mundo do trabalho. PALAVRAS CHAVE: Inovação pedagógica; Práticas Pedagógicas; Trabalho de Projecto; e-portefólio; Comunidades Colaborativas.