Cristina Maria dos Reis Tavares Pinto Mestrado em Inovação Pedagógica

E–Portefólios: estratégias de integração de um espaço digital na aprendizagem da Matemática.

A organização deste estudo centrou-se em dois objectivos complementares: primeiramente, promover, durante o ano lectivo de 2008/2009 a implementação de e-portefólios a um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade, no contexto da disciplina de Matemática utilizando a aplicação RePe (inserida na plataforma Moodle), e seguidamente, verificar se a sua utilização poderá conduzir à inovação das práticas pedagógicas, em sala de aula. Neste contexto, surgiu-nos uma questão principal, que pautou a nossa investigação, a saber: Como é que a construção de e-portefólios permite a criação de espaços de aprendizagem inovadores e construtivistas e, simultaneamente, implica os alunos na construção do seu conhecimento, fomentando o seu papel activo? As opções metodológicas seguidas no âmbito deste estudo são de natureza predominantemente qualitativa e de tipo etnográfico, pois visam um estudo de caso, com aproximação à investigação-acção. Durante a análise dos dados, procedeu-se ao cruzamento da informação proveniente dos diversos instrumentos de recolha previamente estabelecidos: observação participante, inquérito por questionário, entrevista, registos da plataforma Moodle e análise de documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos permitem-nos responder à eventualidade da implementação de e-portefólios, no âmbito da disciplina de Matemática. A construção do e-portefólio, pelo aluno, contribuiu para que este demonstrasse maior interesse e motivação para a realização das actividades da disciplina. Permitiu ainda, a reflexão acerca do seu percurso de aprendizagem; facilitou o aperfeiçoamento das suas produções e contribuiu decisivamente para o seu progresso na aprendizagem. No futuro, este tipo de experiências pedagógicas poderão conduzir à modificação das práticas lectivas, caso o professor consiga compreender o benefício da utilização dos e-portefólios, como um estímulo para fomentar uma mudança estruturante na sua acção, facto que levará à inovação pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Inovação Pedagógica; e-portefólio; Prática Pedagógica; Trabalho colaborativo; Reflexão matemática.