Berta Maria Ramos Montez Simão Mestrado em Inovação Pedagógica

Construção e integração de conteúdos em formato digital no domínio da Matemática - uma experiência pedagógica.

O presente estudo visa avaliar o impacto do software, construído para a leccionação de um conteúdo de Geometria de 10.º ano, Secções determinadas num Cubo por um Plano, não só ao nível da motivação como no desenvolvimento de competências geométricas e transversais. Igualmente, procuramos saber se a aprendizagem, mediada por este recurso, permite ao aluno descobrir a Geometria no seu quotidiano. Esta experiência pedagógica visa também a avaliação efectuada não só pelo público-alvo como também pelos intervenientes no processo de avaliação deste recurso na sua fase de desenvolvimento. A metodologia adoptada para este estudo, que foi desenvolvido em sala de aula, é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso de carácter exploratório, sendo o caso a exploração do software Secções determinadas num Cubo por um Plano numa turma de 10.º ano de escolaridade. A recolha de dados foi efectuada através de questionários, entrevistas semi-estruturadas, relatórios, fichas de avaliação formativa e trabalho de projecto. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o software educativo teve impacto na motivação dos alunos para a aprendizagem do conteúdo em questão, desenvolvendo neles competências geométricas e transversais. Permitiu, igualmente, aos aprendizes viverem uma experiência inovadora em sala de aula, empenhando-se na construção do seu próprio conhecimento, partilhando ideias com os colegas e com a professora, o que contribuiu também para uma maior valorização da Matemática. Palavras-chave: aprendizagem da Geometria, computador, software, motivação, competências, trabalho cooperativo.