Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Mendes dos Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação Emocional e Percursos Alternativos

No seu quotidiano, os professores enfrentam uma grande variedade de desafios, assaz complexos, associados às necessidades sociais e emocionais dos seus alunos. Existe hoje, na literatura recente, uma ampla relação entre a competência emocional e motivação para a aprendizagem: os alunos com ajustada e elevada percepção de competência apresentam uma auto-estima positiva, desenvolvem comportamentos socialmente ajustados com os pares e correm um menor risco de vir a apresentar problemas interpessoais e sócio-emocionais.

Os pressupostos teóricos que fundamentaram esta investigação assentaram nas mais recentes teorias sobre a Inteligência Emocional e que nos levaram a constatar que é necessários que os Seres Humanos desenvolvam um conjunto de capacidades que os ajude a adaptarem-se a novas situações e, ainda, responder, de forma emocionalmente inteligente, aos novos desafios.

Com o presente estudo procuramos compreender como os docentes, entendem a aquisição das competências emocionais e como as promovem, ou não, na sua prática profissional. Nesta linha, esperamos contribuir para uma melhor compreensão da forma como a escola está organizada no sentido de promover a educação emocional nas turmas dos Percursos Alternativos. Procuramos ainda compreender, através de análise e de descrição, a forma de sentir e pensar (inscrito numa perspectiva sócio-construtivista) dos jovens e como optimizar compeências sociais e relacionais através da aplicação do PEBEPSI-A (Programa de Promoção de Bem-Estar em Idade Escolar – Adolescência; Galinha, 2006) conducente ao desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Metodologicamente, o presente estudo de caso reveste-se de caráter qualitativo, num plano de investigação observacional não experimental, sem ocorrência de manipulação de variáveis apresentado, desta forma, um setting naturalístico. Pretendemos com o mesmo proporcionar uma oportunidade de reflexão à mudança sendo um estudo empírico analítico de carácter formativo e aberto.

Constitui-se como lócus de pesquisa a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aveiras de Cima. A amostra do presente estudo de caso é constituída pelos alunos de uma turma (n=8) de Percursos Alternativos e pelos professores do Conselho de Turma (n=9) e Conselho Executivo (n=2). O estudo compreende a observação da implementação do PEBEPSI-A que tem a duração total de doze sessões e que implica dois momentos de avaliação, (on going e expost) tipologia auto, interna e externa, conversas informais com os actores, professores e alunos, entrevistas semi-estruturadas aos professores e análise de documentos da escola, nomeadamente o PCT (Projecto Curricular de Turma). Os dados obtidos foram tratados num contexto de descoberta segundo Lessard-Hébert et al., (1994) e referenciando Berelson (1952) e Krippendorf (1980) sobre a análise de conteúdo como técnica de descrição objectiva, sistemática e quantitativa que nos permite fazer inferências válidas sobre o conteúdo analisado de forma a apreender o significado das respostas obtidas enriquecendo, desta forma, a interpretação dos dados e resultados alcançados. Também Lefèvre (2000) reforça este enunciado ao referir que a análise de conteúdo se constitui como principal técnica de investigação qualitativa.

Esta investigação assume-se numa contribuição no sentido da compreensão do objecto de estudo emergente no seio dos sistemas de formação e, especificamente, no lócus de pesquisa apresentado.