Isabel Maria Amaro Lopes Marques Mestrado em Inovação Pedagógica

Contribuições do Projecto PARSEL para o aumento da Relevância e do Interesse da Educação em Ciência e a Promoção da Literacia Científica.

Preparar os alunos para uma cidadania activa, constitui um dos principais contributos do sistema educativo, numa sociedade em constante e rápida evolução no que concerne à ciência e à tecnologia. Pretende-se formar cidadãos autónomos e responsáveis, com espírito crítico e capacidade de reflexão e decisão. Para isso, importa motivar os alunos e despertar-lhes o gosto pelas Ciências. A presente investigação pretendeu avaliar, junto de um grupo específico de alunos, as potencialidades das actividades desenvolvidas segundo o modelo PARSEL, como facilitadoras das aprendizagens e potenciadoras do interesse pelo estudo das ciências e do reconhecimento da importância da Ciência para a vida, com o consequente aumento da literacia científica. O PARSEL é um modelo desenvolvido por um consórcio de oito universidades de sete países, que tem como principais objectivos, promover a Literacia Científica e aumentar o interesse e a relevância do ensino e da aprendizagem das ciências, fomentando a interligação das matérias estudadas nas escolas com as matérias científicas e tecnológicas associadas ao quotidiano. Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa de tipo qualitativo. Como métodos de recolha de dados efectuaram-se observações de aula, aplicou-se um questionário e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos permitem-nos caracterizar a evolução dos alunos ao longo da aplicação dos módulos do PARSEL e concluir que a realização destas actividades, tal como discussões sócio-científicas, pesquisas, actividades experimentais e apresentações, têm grandes implicações no interesse dos mesmos pela Ciência e pelo seu estudo.
Palavras-Chave: Ensino das Ciências; Literacia científica; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Desenvolvimento de competências; Projecto PARSEL.