Maria João Aguiar Miguel Mestrado em Inovação Pedagógica

Um Estudo de Caso Sobre o Impacto do Programa de Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências.

A sociedade actual é fortemente influenciada pelas grandes mudanças científicas e tecnológicas que se têm sucedido nos últimos tempos. Para que o homem de hoje possa compreender estas mudanças, bem como as grandes discussões relativas à sustentabilidade do Planeta e à qualidade de vida dos cidadãos, terá de ser cientificamente literado. Apenas desta forma conseguirá compreender a natureza da ciência e a sua relação com a sociedade e com a cultura (Reis, 2004). Neste contexto, a educação em geral e a educação em ciências em particular, assumem um papel preponderante na formação dos cidadãos ao conferir-lhes competências e saberes que lhe permitem, com sensibilidade e sabedoria, assumir um papel interventivo na sociedade. Constituindo o principal recurso na educação para a cidadania, a escola deverá levar o aluno a reflectir sobre o que existe à sua volta, sobre os futuros que se vislumbram e sobre o que ele realmente quer enquanto cidadão responsável (Santos, 1999). Para tal, a escola terá de modernizar-se. A formação contínua deverá sensibilizar os professores para a mudança e para a necessidade de, numa postura reflexiva, acompanharem o progresso tecnológico e serem capazes de reconstruir os currículos. Para Nóvoa (1992) a mudança educacional não se limita aos aspectos relacionados com os professores e a sua formação. Um elemento complementar a estes, diz respeito à necessidade de transformação das práticas pedagógicas na sala de aula. A presente investigação reveste-se de particular importância na medida em que pretende avaliar o impacto do Programa de Formação de Professores para o Ensino Experimental das Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi realizado com uma professora e os seus doze alunos do 4º ano do 1.º CEB, tendo sido utilizadas como metodologias de recolha de dados a observação directa das aulas, as entrevistas semi-estruturadas à professora e aos alunos e a análise do portefólio elaborado pela docente. Através de uma abordagem qualitativa pretendeu-se estudar eventuais contribuições daquele programa de formação: (1) Na motivação dos alunos pela observação e interpretação de fenómenos naturais; (2) Na promoção do espírito científico dos alunos; (3) Na construção de ideias pelas crianças acerca da actividade dos cientistas; (4) No desenvolvimento pessoal e profissional da professora formanda; (5) Na promoção de aspectos da literacia científica dos alunos. Foram identificadas seis categorias inerentes à importância do Ensino Experimental das Ciências na evolução intelectual das crianças. Estas, por sua vez, mostraram ser capazes de, durante as actividades experimentais, reformular os seus conceitos alternativos. Constatou-se ser fundamental o Programa de Formação de Professores pois, para além de superar as lacunas da formação inicial dos docentes relativamente ao ensino experimental, ajuda a integrar o conhecimento teórico com o conhecimento prático, a tornar as aulas mais criativas, mais envolventes e com maior participação dos alunos. 
Palavras-Chave: Educação em Ciências; Literacia Cientifica; Ensino Experimental; Formação de Professores; Inovação Pedagógica; Concepções Alternativas.