Maria Isabel Marques Vicente Inácio Mestrado em Inovação Pedagógica

Implicações do uso dos quadros interactivos multimédia na aula de Inglês. Estudo de caso.

Este estudo teve como principal objectivo identificar as marcas de mudança decorrentes do uso dos quadros interactivos multimédia (QIM) na aprendizagem da língua inglesa, numa Escola Básica dos segundo e terceiro ciclos do concelho de Tomar, no distrito de Santarém. Inscrevendo-se em teorias construtivistas da aprendizagem, pretendeu identificar o “potencial” de aprendizagem que uma inovação tecnológica introduzida numa “escola QIM” poderia gerar. Assim sendo, o estudo teve como principais objectivos: identificar marcas de mudança decorrentes da utilização de tecnologia educativa na aula de Inglês; identificar o potencial de inovação, assim como o potencial aquisitivo com os QIM. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa qualitativa de tipo etnográfico. Foi desenvolvido um estudo de caso que incluiu uma fase de intervenção-acção (condução de uma sequência potencial de aprendizagem (SPA) com recurso ao QIM) e uma fase de conceptualização. Procurou-se “cartografar” sistematicamente os comportamentos de recepção e de aprendizagem dos alunos nesta sequência, em comparação com uma sequência de tipo “tradicional”, através da videogravação de aulas e do registo dos “incidentes críticos” verificados. Os dados foram recolhidos em 2008 e os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o software que acompanha esta tecnologia parece reenviar para o “método directo” no ensino das Línguas, que o QIM pode abrir portas à entrada em “outros espaços” de aprendizagem linguística e cultural e que pode articular-se com outras ferramentas da Web, criando dispositivos comunicativos. Concluímos, também, que a estrutura comunicativa das aulas nem sempre é modificada pelo recurso à inovação tecnológica que se utilizou e que o impacto do uso desta tecnologia na aprendizagem e motivação dos alunos deve conduzir a alterações nas práticas lectivas, nomeadamente no desenvolvimento de tarefas com implicações sociais, de acordo com a “abordagem accional”, utilizando o QIM, que possam contribuir para transformar esta ferramenta tecnológica numa ferramenta pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Marcas de mudança, quadros interactivos multimédia, teorias construtivistas, sequência potencial de aprendizagem, ensino de língua estrangeira, multimodalidade, saber em acção, pesquisa etnográfica.