Maria Amélia Gomes B. Marques Vitorino Mestrado em Inovação Pedagógica

A Utilização das TIC, pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de Entroncamento, em contexto de sala de aula. Estudo de Caso.

Constituiu-se como objecto deste estudo analisar a utilização das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação pelos professores titulares de turma do 1º CEB, do Entroncamento, em contexto de sala de aula. Propusemo-nos três objectivos: 1º - Identificar os professores que usam as TIC em contexto de sala de aula. 2º - Caracterizar a amostra identificada. 3º - Determinar o modo como usam as TIC. No Enquadramento Teórico definimos o conceito de cultura, cultura dos professores e cultura de escola e de que modo eram determinantes na implementação da utilização das TIC. Sendo as TIC um instrumento que veio transformar o processo de ensino/aprendizagem considerámos indispensável abordar os conceitos de mudança e de inovação e por consequência, o de inovação pedagógica como elementos agregadores de novas práticas. Relevámos as teorias construtivistas por dois motivos fundamentais: pela mudança que preconizam na percepção e concepção do processo de ensino/aprendizagem e pela optimização que delas resulta na utilização das TIC, em contexto de sala de aula. Optámos pela realização de um Estudo de Caso porque enquanto investigadores isolados analisámos uma situação singular no seu contexto natural. A fim de darmos cumprimento aos objectivos a que nos tínhamos proposto, analisámos os inquéritos por questionário aplicados a trinta e seis professores e as entrevistas efectuadas a nove professores. O tratamento dos dados dos inquéritos por questionário foi executado em Excel 2007. Para a justificação à pergunta fechada e para as entrevistas efectuámos a correspondente análise de conteúdo. Do Estudo de Caso concluímos da importância da inserção e utilização das TIC, em contexto de sala de aula, e da relevância que as mesmas têm na construção dos processos de aprendizagem, por parte dos alunos. Verificamos da motivação dos professores, da imprescindibilidade da mudança do seu papel e da necessidade de uma formação que fomente a mudança e a inovação e lhes permita o desenvolvimento de novas competências. Identificámos, também as limitações e os obstáculos que se colocam ao uso daquelas, em contexto de sala de aula.
Palavras-chave: Cultura; Mudança; Inovação Pedagógica; TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação; Teorias Construtivistas.