Denise Cardoso da Paixão Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação em direitos humanos e inovação pedagógica: uma análise das representações dos alunos do Instituto Central de Educação Isaías Alves - ICEIA

Em Educação em Direitos Humanos. Inovação Pedagógica? Uma análise das ações do Centro de Educação em Direitos Humanos Isaías Alves - CEDHIA, procede-se da análise dos resultados de uma pesquisa realizada no interior de uma escola da cidade do Salvador / Bahia / Brasil - Instituto Central de Educação Isaías Alves - ICEIA. O objeto do trabalho consiste na experiência da Educação em Direitos Humanos implementada por este Centro, mediante ações voltadas para a divulgação e promoção dos Direitos Humanos, intermediando, na escola, o enfrentamento de situações de conflitos e propondo uma prática pedagógica embasada no exercício do diálogo, da autonomia intelectual e formação de uma cidadania ativa, capaz de assegurar a defesa dos Direitos Humanos frente às tentativas de violação. O interesse por essa temática surgiu diante da convivência com a comunidade do ICEIA e seus conflitos, assim como, da constatação de que hoje a banalização da violência e a descrença de muitos jovens em relação às instituições e ao futuro, somado ao desconhecimento destes com relação aos seus Direitos, levam a refletir e a buscar as formas de intervenção, exigindo estratégias políticas e o envolvimento de várias instâncias responsáveis pela formação dos jovens. A pesquisa, de natureza qualitativa, consiste em um estudo de caso etnográfico que levanta as percepções dos alunos dessa escola sobre os Direitos Humanos e as estratégias utilizadas por professores e alunos em tomo do respeito e da promoção dos Direitos Humanos. O levantamento dos dados foi possível mediante observações da dinâmica da sala de aula, da aplicação de questionários, das entrevistas semi-estruturadas e da análise de fichas. Do ponto de vista teórico, este trabalho se insere no entrecruzamento dos domínios da Filosofia da Educação da Sociologia e da Filosofia. Os fundamentos básicos para acercar o objeto da pesquisa se encontram em: Paulo Freire (1979; 2006; 2007); Hugo Assmann (2007); Leonardo Boff (1999); Afonso Celso Scocuglia (2003); Fábio Konder Comparato (2006), Norberto Bobbio (2004); Flávia Piovesan (2003); Boaventura Souza Santos (1996, 2000); Hannah Arendt (1989); e Celso Lafer (1988), entre outros, que trouxeram contribuições fecundas para reafirmar a necessidade da educação em Direitos Humanos. As lições da pesquisa apontam para a necessidade de se continuar trabalhando na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na importância da existência de um espaço inovador como é o CEDHIA, que se configura através de ações concretas, implementadas para a mediação de conflitos cotidianos no interior da escola. Dessa forma, o presente trabalho aborda a necessidade de se promover um debate no âmbito da articulação da Educação com os Direitos Humanos, na tentativa de se pensar formas pedagógicas inovadoras, que articulem Educação e Direitos Humanos, ainda mais, em um cenário como o brasileiro marcado por forte desigualdade social e por mazelas dela decorrentes, sobretudo, quando se fala em avanço tecnológico.
Palavras-chave: Educação; Direitos Humanos; Inovação Pedagógica; Escola; Conflitos.