Lígia Margarida Martins Freire Mestrado em Inovação Pedagógica

Ensino da língua portuguesa: um estudo das dificuldades que impedem a inovação pedagógica no processo de letramento.

O presente trabalho, intitulado "O ensino da Língua Portuguesa: um estudo das dificuldades que impedem a inovação pedagógica no processo de letramento", apresenta a análise dos resultados de uma pesquisa realizada numa turma da 8ª série do Ensino Fundamental (9° ano), no Colégio São Francisco, localizado na cidade de Alagoinhas, estado da Bahia, Brasil. O objetivo consistiu em acompanhar o processo ensino-aprendizagem da língua materna, considerando a mediação do professor, desde a fase de elaboração e execução do planejamento e as respostas dos alunos às atividades propostas, a fim de se compreender as dificuldades que se impõem à implementação da inovação pedagógica no processo de letramento. A pesquisa de abordagem etnográfica possibilitou o levantamento de dados, através da observação participante, da aplicação de questionários, de entrevistas com o professor e os alunos, o que tomou possível perceber os aspectos que interferem nessa problemática. A abordagem teórica encontrou um referencial nos estudos de Jean Pierre Pourtois (1999) sinalizando as necessidades de mudança na sociedade contemporânea; nos princípios da filosofia de Paulo Freire (1978, 1979, 1997, 2000, 2004) que defende a educação como práxis utopicamente sonhada por uma educação humanizante e libertadora; na teoria de Vygotsky (2003) que enfatiza o social e cultural como determinantes para o desenvolvimento das funções superiores do ser social, donde a mediação das pessoas ganha um peso considerável; pelos aportes de Bernard Charlot (2000 e 2001) a respeito da noção de relação com o saber; pelos princípios defendidos por Seymour Papert (1997) sobre as vantagens da introdução da informática na educação. Quando foi enfatizada a necessidade da resignificação da prática do planejamento, os estudos de Celso Vasconcellos (2000 e 2006) evidenciaram que planejar exige uma ação consciente e intencional ao conceber um agir possível. No que se refere aos estudos lingüísticos, Magda Soares, (1998, 2005 e 2007) foi o suporte para as reflexões sobre letramento, além de outros estudiosos, citados no desenvolvimento dos relatos e Marcos Bagno (2004) como referência às necessidades de um novo olhar para o ensino da língua, com valorização das variedades lingüísticas, destacando a pesquisa como forma de se confrontar as variedades com a norma padrão, exigida pela escola. O estudo aponta para a importância de se refletir sobre uma prática educativa instigadora e questionadora, o que remete à necessidade de se investir na capacitação do professor para conseguir um resultado satisfatório no desempenho dos alunos, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da leitura e escrita com vistas ao processo do letramento.
Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa- Inovação Pedagógica- Obstáculos- Letramento