Cristiane Mendes da Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Representações de professores sobre o projeto ciclos de aprendizagem: mudança ou inovação?

A presente pesquisa - Representações de Professores sobre o Projeto Ciclos de Aprendizagem: mudança ou inovação?" - é o resultado de uma investigação sobre as representações dos professores acerca do Sistema Ciclos, destacando as implicações destas no processo educativo. Teoricamente, os subsídios vieram de Moscovici (2001, 2003 e 2007), que discorre sobre as Representações Sociais; Moll (2004), Melucci (2004) e Arroyo (2004) que se dedicam ao estudo do Sistema Ciclos; Fino & Sousa (2003) e Fino (2007) que apresentam uma discussão sobre a Inovação Pedagógica, enquanto campo de estudo. Além de Sousa (2003), que estabelece uma relação entre a Inovação Pedagógica e a projeção de Cenários de Futuro em Educação. Como também, Sousa (2001 e 2004) que discorre sobre a importância da dimensão pessoal na investigação científica. Empiricamente foi realizada uma investigação de cunho etnográfico, em escolas municipais da Rede Municipal de Ensino do município de Alagoinhas - Bahia - Brasil. Foram utilizados, como instrumentos na coleta de dados, o mapa mental, que consiste na análise dos desenhos elaborados pelos agentes pesquisados, conferindo, também, a esta pesquisa, uma abordagem iconográfica. Ainda, foram aplicados questionários semi-abertos e entrevistas, que colaboraram para consistência das análises. Dessa forma, a abordagem etnográfica nesta pesquisa garantiu a aproximação do pesquisador com o universo pesquisado, o que possibilitou o reconhecimento das construções subjetivas e inovadoras dos professores na implementação do Sistema Ciclos. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos sistemas educativos são organizados sem a participação dos professores e sem o estabelecimento de critérios teórico-metodológicos, que facilitem a implementação destes sistemas. Ficou evidente, também, que quando há investimento, dos Órgãos Gestores em Formação Continuada para os professores, isto promove o diálogo com os educadores em busca da superação de limitações técnicas. Ficou constatado que a fertilidade do Sistema Ciclos se encontra alicerçada em princípios como a gestão democrática, a universalização, a criatividade, a inovação e o respeito à dimensão pessoal dos profissionais da educação.
Palavras-chave: Representações Sociais; Ciclos de Aprendizagem; Inovação; Dimensão Social; Etnografia; Iconografia.