Selma Lúcia Sousa Costa Mestrado em Inovação Pedagógica

Estudo da prática pedagógica com a utilização do brinquedo lego, no ensino fundamental, na escola instituto municipal Teosópolis, Itabuna-Bahia-Brasil.

Com as transformações sócio-tecnológicas ocorridas na actualidade, não se admite mais uma sociedade baseada numa educação segmentada e alicerçada em currículos e práticas pedagógicas dissociadas da realidade. Assim, ao buscar formas significativas de ensino, as escolas se envolvem em novas práticas pedagógicas e o lúdico torna-se uma opção importante este processo. Ao fortalecer essa iniciativa, a Escola Instituto Municipal Teosópolis, em Itabuna-Bahia-Brasil, adoptou uma proposta de educação tecnológica com o uso dos kits de montagem da Lego. Trata-se de uma experiência que busca transformar a aula numa actividade prazerosa, rompendo com alguns padrões da escola tradicional. Pela relevância da questão, é importante analisar neste trabalho as contribuições dos kits da Lego no processo ensino¬-aprendizagem. Assim, esta pesquisa descreve a cultura escolar do Ensino Fundamental I, na supracitada escola, priorizando uma abordagem etnográfica, aportado no método qualitativo, que confronta tais mudanças com algumas teorias da aprendizagem que, directa ou indirectamente, orientam a prática pedagógica quotidiana. Ao observar as especificidades da aplicação dos kits enquanto recurso didáctico-pedagógico, alguns avanços na aprendizagem dos alunos são confirmados, dos quais se destacam o desenvolvimento da socialização, cognição e autonomia. Os educadores, entretanto, precisam potencializar suas acções nas aulas com o Lego a fim de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades educativas durante a construção do conhecimento. Logo, compreende-se que esse método de ensino é composto de vários indicativos de inovação, todavia, ainda não se consolidou efectivamente como uma prática pedagógica inovadora por excelência, pois a escola continua ligada a fundamentos metodológicos da educação tradicional.
Palavras-chave: lúdico, brinquedo de montar, prática pedagógica, inovação.