Alfrâncio Ferreira Dias Mestrado em Inovação Pedagógica

Linguagem audiovisual para crianças: uma análise da influência da exposição de crianças aos clássicos da literatura infanto-juvenil.

Este trabalho insere-se na área de concentração Inovação Pedagógica do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Madeira. Investe-se na análise da função da literatura infanto-juvenil em suas tendências clássicas e contemporâneas, no que tange à compreensão do processo de formação da criança e à qualificação pedagógica para a compreensão da realidade. Nesse processo, para tratar dessa problemática, atentou-se para a discussão teórica sobre literatura infanto-juvenil, com a contribuição de um quadro de referências sobre diferentes tipos de documentos textuais, destacando a acção e a interacção dos atores no processo de aprendizagem e tecnologias que mediam pedagogicamente o trabalho docente. Os dados foram colectados a partir da análise da observação participante na 1ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Argemiro Franklin do Amor no município de Santa Luzia do Itanhi, Estado de Sergipe, campo empírico da pesquisa etnográfica. A análise ocorreu considerando-se a articulação entre a prática pedagógica e a utilização da literatura infanto-juvenil, sua influência no processo de formação da criança e a forma como elas lidam com o conhecimento e representam o mundo a partir do contacto com os clássicos infantis através de suas práticas quotidianas, partindo-se do geral para o particular. Na discussão teórica, compreendem-se possibilidades e relevâncias do trabalho pedagógico com a literatura infanto-juvenil. Na prática pedagógica, vislumbra¬-se um novo trabalho pedagógico mediado pela literatura para a formação de novos leitores e articulado do conhecimento. Assim, com base no desenvolvimento da aprendizagem infantil, investigamos as experiências infantis decorrentes do contacto com os clássicos da literatura infanto-juvenil, fundamentados no conjunto de inovações tecnológicas.
Palavras-chave: Literatura Infanto-Juvenil. Trabalho Pedagógico. Inovação Pedagógica. Imaginário Infantil.