Sueli França de Brito Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica na formação continuada e a influência no processo ensino-aprendizagem.

Este trabalho trata-se de um estudo que tem como finalidade refletir sobre a inovação pedagógica na formação continuada, no curso de formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) e a influência deste no processo de ensino aprendizagem. Nesta perspectiva, foram selecionados vinte professores, lotados na escola municipal Monteiro Lobato na sede do município de Conceição da Feira, interior da Bahia. Com o objetivo de colher dados necessários para a análise das questões propostas, esta pesquisa constitui-se de uma investigação científica que visa detectar como as políticas inovadoras modificaram a formação de professores no momento em que os impactos da globalização interferiram na política educacional brasileira. Este trabalho evidencia a importância da investigação científica, usando da metodologia que justifica a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. No percurso da investigação foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, observação direta e aplicação de questionários com os professores e análise de documentos. Para facilitar a compreensão do processo de formação continuada buscou-se da pesquisa bibliográfica, considerando o posicionamento de autores os quais embasaram o presente estudo como: Nóvoa, Gatti, Schõn, Zeichner, Imbéron e tantos outros que foram usados nas leituras para subsidiar e fortalecer a pesquisa. Portanto, este proporcionou uma melhor compreensão do processo de formação continuada. O estudo pode constatar que professores que participam do Programa de Formação Continuada (PROFA), tiveram mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem viabilizando uma melhor didática dos alunos, maior desenvolvimento na escrita e leitura, uma maneira lúdica de alfabetizar como, por exemplo: através de agrupamento, leituras de imagens entre outros. No entanto, o estudo também constatou que segundo o relato dos docentes, a melhoria do ensino não foi acompanhada pela melhoria das condições de trabalho e tampouco das condições financeiras o que leva esses professores à alienação e a baixa auto-estima que por sua vez apresentam desejo de abandonar a educação. Dessa forma, entende-se que para uma mudança efetiva é preciso criar mecanismos para o desenvolvimento de uma cultura colaborativa nas escolas, em que a reflexão sobre o próprio trabalho seja um de seus componentes. Este é um fator que considera-se fundamental. Para criar professores reflexivos, tem-se de criar condições institucionais para que essas reflexões possam ocorrer.
Palavras-Chave: Formação continuada, prática pedagógica, educação, mudança, professor.