Maria Eurácia Barreto de Andrade Mestrado em Inovação Pedagógica

Os impactos das práticas alfabetizadoras no processo de letramento: uma abordagem inovadora para o alfabetismo funcional.

Este trabalho se insere na linha de pesquisa da inovação pedagógica e consiste em uma reflexão sobre os processos e concepções de alfabetização, letramento e inovação, tendo como objetivo investigar o nível de letramento dos alunos do segmento I da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal de Biritinga, confrontando com suas práticas alfabetizadoras e verificando como as inovações pedagógicas podem contribuir para a melhoria desses processos. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utilizando o estudo de caso e apoiando-se na entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Em toda a pesquisa, os conceitos de alfabetização e letramento foram respaldados, principalmente, nas obras de Magda Soares que apresenta um diálogo entre os dois conceitos, assim como nas discussões realizadas por Paulo Freire, Emília Ferreiro, Vygotsky, dentre outros, que contribuem para a ressignificação do processo alfabetizador. Concomitante aos estudos teóricos foram realizadas as investigações no campo empírico, utilizando quatro professores e quarenta e nove alunos na faixa etária de 15 a 70 anos. Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar uma prática pedagógica centrada na codificação e decodificação dos símbolos linguísticos com atividades de leitura e escrita desvinculadas do contexto social e expectativas da grande maioria dos alfabetizandos, ha endo um distanciamento entre as concepções inovadoras no campo da alfabetização e sua incorporação nas intervenções docentes. Esta realidade é refletida no baixo nível de letramento dos alunos pois apenas 2% da população pesquisada possui habilidade plena de leitura e escrita. Em síntese, a pesquisa aponta para a necessidade de uma política educacional yoltada para o alfabetizar letrando, sendo assegurado aos docentes uma formação pedagógica inovadora, possibilitando além do acesso as novas concepções alfabetizadoras, uma reflexão sobre a própria prática. A intenção é que esta investigação forneça subsídios sobre o tema em questão trazendo contribuições significativas que possam promover um repensar sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras, a fim de aprofundarem as questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Educação de Jovens e Adultos; Inovação Pedagógica.