Érica Azevedo da Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica e representações sociais na escola do Ilê-Aiyê.

Esta dissertação atende ao Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira - Portugal, durante o qual discutiu-se as mudanças de paradigma no âmbito da educação, quer sejam elas impulsionadas pela incorporação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) ou por mudanças metodológicas nos processos educacionais. Baseando-se nos conhecimentos apreendidos durante a realização do curso de mestrado e, a posteriori, mediante leituras é que se consolidou o desejo de realizar este trabalho de pesquisa sobre a temática: a representação social da escola sob o ponto de vista do aluno, no intuito de problematizar sobre: como os alunos representam a inovação pedagógica em relação ao processo de aprendizagem? Para o empreendimento deste estudo optou-se pelo uso da metodologia do estudo de caso, de cunho qualitativo, envolvendo a análise etnográfica dos educandos da escola Mãe Hilda, que integra a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, situada no Curuzu em Salvador-Ba/Brasil. Vale ressaltar que utilizou-se, ao longo da pesquisa, o aporte teórico de Paulo Freire no que se refere à dialogicidade, e Vygotsky devido sua abordagem historico-cultural e/ou sócio-interacionista dos processos educativos, e contou-se com as noções de campo simbólico de Bourdieu, e de identidade social de Hall para analisar a representação da escola, e a repercussão desta sobre o processo de aprendizagem dos educandos à luz de Moscovici. Este estudo nos permitiu constatar que a escola Mãe Hilda é inovadora porque busca formar indivíduos capazes de se assumirem, por si próprios, como atores sociais, isto é como agentes da história portadores de uma cultura que integra o cosmo pluricultural da sociedade brasileira, e, ao fazê-lo desperta-lhes a motivação para o estudo englobando a inteligência afectiva.
Palavras-chave: inovação pedagógica, representação social e escola.