Edna Correia Sales de Souza Mestrado em Inovação Pedagógica

Os desafios da educação hospitalar: uma experiência de formação de professores para além da escola.

Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa em Inovação Pedagógica, cuja área de concentração são os estudos sobre experiências (pedagógicas) destinadas à reconciliação da escola ou dos sistemas educativos com as necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social. A presente investigação é um estudo sobre a construção da prática das professoras que atuam especificamente com Classes Hospitalares e as implicações de uma educação não-formal realizada em dois Hospitais que desenvolvem projetos distintos de ensino voltados para a educação de crianças que se encontra em situação de tratamento hospitalar. O primeiro projeto é intitulado de "Projeto Vida e Saúde" do Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce. O segundo chama-se "Programa Criança Viva" do Hospital Martagão Gesteira. São Instituições filantrópicas conveniadas com a Rede Municipal de Salvador. A pesquisa ocorreu no período de Novembro de 2007 a Abril de 2008, através da observação das aulas das professoras que atuavam no "Projeto Vida e Saúde" e "Programa Criança Viva". O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da formação e da prática destes educadores de maneira a perceber a presença da Inovação Pedagógica em sua práxis educacional, visto que o trabalho pedagógico-educacional no ambiente hospitalar requer uma constituição com um novo enfoque educacional, uma educação para o afeto, para além da representação de educação tradicional que temos. O interesse em pesquisar as práticas das professoras deriva também das modificações e transformações do seu papel neste novo cenário, principalmente em decorrência das novas políticas educacionais consideradas inovadoras no atual contexto. As políticas educacionais implementadas nos últimos anos foram ensejadas a partir da Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados (1995), Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica (2001), Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações (2002), A Declaração de Salamanca, Decreto-Lei Federal n° 1.044, de 21 de Outubro de 1969, e também na deliberação do Conselho Estadual da Educação n.º 59/2006. São várias as Políticas Públicas e legislações relativas ao atendimento escolar hospitalar e/ou domiciliar que passam a exigir a presença de classes de aula em hospitais. Essa pesquisa se desenvolveu a partir da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico usando a metodologia da investigação participante. Vários instrumentos foram utilizados na pesquisa, como: observações registradas em diário de campo das aulas, observações gravadas em vídeo, análise documental, entrevistas realizadas com as professoras e idealizadoras do projeto, assim como depoimentos dos familiares e responsáveis pelas crianças e adolescentes. A pesquisa pauta-se em referenciais teóricos ligados a temática da Educação Hospitalar, dentre os diversos estudos citamos: CECCIM (2002), FONSECA (2003), FONTES 2005), MATOS (2006), PAULA (2004). Além dos estudos já desenvolvidos especificamente sobre a educação Hospitalar, este trabalho se fundamentou -teooricamente em: BOFF (1999), FINO (2000), FREIRE (1996), MORAES (1999), MORIN (2002), PERRENOUD (2002), SOUSA (2000). É importante perceber que os movimentos pedagógicos instituintes fora da escola estão cada vez mais crescentes na sociedade contemporânea, a questão agora é saber como se processa a prática deste profissional para atuar junto à criança e/ou adolescente hospitalizado e comprovar a presença da Inovação Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que esse trabalho possa contribuir com aqueles que trabalham com esta modalidade de ensino, ajudando no aprofundamento das teorias educacionais sobre a temática em questão (Educação Hospitalar) em contextos diversificados, seja na escola regular ou em Classes Hospitalares, procurando garantir o direito à educação independente de qualquer situação que a criança e o adolescente se encontram.
Palavras-chave: Classes Hospitalares, Inovação Pedagógica, Educação Hospitalar, Políticas Públicas Educacionais.