Dilce de Melo Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

A práxis pedagógica e o discurso de inovação na educação: um estudo de caso.

Este estudo tem como finalidade investigar e analisar a ação pedagógica no processo ensino¬aprendizagem. Nesta perspectiva, tem-se como objeto de estudo a práxis pedagógica e o discurso da inovação na educação. Inquiriu-se a compreensão do conceito de práxis pedagógica e as implicações e perspectivas no processo educativo, buscando também investigar como se dá à mediação do conteúdo, sua metodologia, a utilização dos recursos pedagógicos e a avaliação da aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo de caso de caráter etnográfico e, tendo como universo investigativo, uma professora que leciona a disciplina de Artes e os alunos do 3a ano 'C' do Ensino Médio, em um Colégio Estadual, na cidade de Salvador I Bahia. Os dados deste estudo foram constituídos por um roteiro com estudo bibliográfico (fundamentação teórica) e com instrumentos como: a observação, o questionário, a entrevista não estruturada e a análise documental. A produção do conhecimento a partir dos resultados apontou para a existência de professor que compreende e demonstra também que a formação profissional e os valores institucionais influenciam na práxis pedagógica considerada inovadora.
Palavras chave: Práxis Pedagógica - Inovação Pedagógica - Formação de Professores