Ângela Clemente Bispo Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação e trabalho numa perspectiva de inovação pedagógica: o caso do projeto escola de fábrica.

Esta dissertação tem corno intenção contribuir para urna reflexão sobre a proposta inovadora do Escola de Fábrica a partir da análise do binômio educação e trabalho numa turma de alunos Portadores de Necessidades Especiais. A coleta de dados envolveu a análise dos documentos da Unidade Gestora CETEB - Centro Tecnológico do Estado da Bahia e da Unidade Formadora Fundação Comendador Jonathas Teles de Carvalho, além de depoimentos dos alunos, professores, agente formadora, gerente pedagógica e pais de alunos envolvidos no processo. Avaliamos no transcorrer do estudo de caso as alterações comportamentais dos alunos buscando acompanhar suas percepções e concepções anteriores e posteriores a participação no processo educativo. Ao final do estudo, os resultados apontaram para urna gradual mudança de percepções e concepções dos envolvidos frente à educação, tendo corno fator dominante o embasamento na abordagem sócio-interacionista de Lev Vygotsky.
Palavras-chave: Educação- Trabalho- Escola de Fábrica - Inclusão