Adélia Maria Nobre Faria Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação e Mudança na Educação Pré-Escolar: exemplo de um Agrupamento Vertical de Escolas

Ao escolhermos como problemática do estudo a Inovação e Mudança na Educação Pré-Escolar: exemplo de um Agrupamento Vertical de Escolas, preocupámo-nos em fundamentar esta temática teoricamente e contextualizá-la, considerando alguns estudos já realizados. Neste momento, as educadoras de infância encontram-se integradas em agrupamento de escolas, a par com outros ciclos de ensino não superior, trabalhando em conjunto e interagindo com os outros profissionais docentes. 
A investigação realizada teve a intenção de dar “voz” a este grupo profissional, centrando-se no estudo de um agrupamento que se constituiu no ano lectivo de 2003/2004. Esta foi, no entanto, considerada uma medida imposta pelo poder central. Procurou-se perceber o que sentiram estas profissionais, a forma como se adaptaram, as implicações que resultaram desta integração, para o seu trabalho, e como avaliaram esta mudança e inovação na educação pré-escolar. Realizámos entrevistas e analisámos os dados obtidos, o que nos possibilitou reflectir sobre o tema escolhido e os objectivos traçados, através da metodologia qualitativa. 
Verificámos que as educadoras de infância criaram algumas expectativas com o processo de mudança, mas este, inicialmente, não foi fácil e provocou constrangimentos e angústias. Não se sentiram parte integrante do processo inicial, nem obtiveram o apoio e compreensão de que necessitavam. A medida foi uma inovação instituída, brusca, que originou instabilidade e também algum desgaste emocional para as profissionais. 
Por outro lado, este grupo de docentes sente que se adaptou e aceitou bem a mudança, acredita nesta novidade e no seu benefício para a educação pré-escolar, considerando que todo este contexto de mudança permite um trabalho pedagógico mais rico e uma maior valorização e desenvolvimento da sua profissão. Verifica-se a existência de projectos de articulação entre os vários níveis de ensino, num clima de partilha e colaboração. Existem também mais recursos e apoios, e um maior apelo à inovação. 
Esta mudança, por si só, foi considerada uma inovação e produziu inovações neste sector de educação, no entanto, é essencial manter a especificidade deste sector na comunidade educativa de um agrupamento. O processo de mudança, contudo, continua a ser um desafio para os profissionais e é, ainda, um processo em construção.