Maria José da Côrte Martins Martinho Mestrado em Inovação Pedagógica

A Inovação Pedagógica na Avaliação

Este estudo tem por base um projecto de investigação-acção, que incidiu sobre a inovação pedagógica na área da avaliação dos alunos. O projecto, essencialmente ligado à arte pedagógica, operacionalizou práticas de avaliação inovadoras que fizeram emergir, na turma onde foram aplicadas, uma nova cultura de avaliação e uma nova cultura de prática pedagógica. Com início, no ano lectivo 2003-2004, numa turma de 1º ano de escolaridade de uma escola da Região Autónoma da Madeira e terminou, no ano lectivo 2005-2006, no final do 3º ano de escolaridade dessa mesma turma. 
Baseado num projecto de investigação-acção, em que a professora desempenhou o duplo papel de professora-investigadora, este estudo, com características etnográficas, apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira, foram abordadas, do ponto de vista teórico, as dinâmicas da cultura da avaliação e a situação do 1º Ciclo face às novas tendências de avaliação dos alunos. Na segunda, foram descritos todos os aspectos que envolvem o projecto compreendendo a estrutura metodológica do projecto, o lugar, as causas e os objectivos do projecto a história do projecto e finalmente um convite para olhar o projecto à luz da inovação pedagógica.

Palavras-chave: Avaliação; Inovação Pedagógica; Arte pedagógica; Cultura; Valores Culturais; Auto-avaliação; Encarregados de educação; Diálogo; Autonomia; Interdepência.