Luísa Isabel Nobre Pereira Mestrado em Inovação Pedagógica

Aprender Inglês no ensino pré-escolar: um desafio à inovação pedagógica?

O presente trabalho constitui a investigação efectuada numa Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar no Concelho de Santa Cruz, tendo como objectivo averiguar se as práticas educativas para a sensibilização à Língua Inglesa na educação pré-escolar são adequadas a esta faixa etária, se representam um desafio à inovação pedagógica e se contribui para o desenvolvimento da criança.
Considerando o respeito pela diversidade linguística e cultural como valor indissociável do exercício da cidadania nas sociedades democráticas, é uma importante contribuição da educação dos nossos dias preparar os estudantes para viverem numa sociedade plurilingue e pluricultural. 
A pertinência do nosso estudo justifica-se pelas questões decorrentes da política educativa europeia advindas das exigências da sociedade actual e também porque a aprendizagem de língua estrangeira na educação pré-escolar é fenómeno relativamente recente, entre nós e, por isso, área pouco analisada.
O referencial teórico que sustenta a parte empírica do trabalho baseia-se, fundamentalmente, nas ideias de Piaget e de Vygotsky sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem e também sobre o papel do cérebro na aprendizagem precoce de línguas estrangeiras. Porque os primeiros anos de vida da criança determinam em grande parte o sucesso do seu futuro, a implementação de outros saberes, no pré-escolar, deve acontecer o mais naturalmente possível de modo a motivá-la para novas aprendizagens.
Do ponto de vista metodológico enveredámos por uma investigação de natureza qualitativa que integrou diferentes instrumentos de recolha de dados para melhor compreendermos a perspectiva dos sujeitos implicados no estudo. Assim, procedemos à observação participante das aulas de Inglês, efectuámos entrevistas semi-estruturadas às educadoras de infância, às professoras de Inglês e aos encarregados de educação e ainda realizámos inquéritos aos professores do 1º ciclo do ensino básico. 

Por ser um estudo de caso, este trabalho não pretende fazer generalizações porém destaca algumas questões essenciais emergentes da análise global dos dados as quais podem constituir instrumento de reflexão aos interessados por esta temática. Referimo-nos especificamente à necessidade de sensibilização das docentes de Inglês para a realidade da educação pré-escolar de modo a que a aprendizagem da língua estrangeira seja acompanhada de práticas pedagógicas inovadoras adequadas a este nível de ensino. 

Palavras-chave: Educação Pré-escolar; Aprendizagem de Língua Estrangeira; Inovação Pedagógica; Práticas Educativas.