Teresa Maria de Jesus Sousa Mestrado em Inovação Pedagógica

Cursos EFA : uma prática inovadora na Educação de Adultos

A Educação de Adultos, nos últimos trinta anos, tem tido uma grande notoriedade a nível mundial. Portugal, por ser ainda um dos países europeus em que a população adulta possui um baixo índice de escolaridade e qualificação profissional, vem tentando reverter esta situação através da implementação de cursos dedicados a esta população adulta.
Dessa forma, o presente trabalho centra-se na análise de um curso de Educação e Formação de Adultos – EFA, com área profissionalizante de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos. O estudo foi realizado no centro de formação da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, em Vila Verde, Braga. 
Objectivou-se compreender o processo de formação dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e os seus fenómenos educativos mediante a imersão cultural, a partir de uma fundamentação teórica crítica e do seu desenvolvimento na prática. Outro aspecto contemplado foi a formação científica e tecnológica dos alunos a fim de compreenderem as mudanças da economia e da dinâmica actual do mundo de trabalho.
A metodologia baseou-se nos princípios da investigação qualitativa, onde foram realizadas recolhas de informação através de documentos da instituição, de um questionário dirigido aos formandos, entrevistas aos formandos, formadores, coordenadora e mediadora do curso, para além da observação participante de visitas de estudo e em reuniões pedagógicas. 
Conclui-se que ao envolver os diferentes segmentos na reconstrução curricular dos temas de vida do curso em estudo, e na sua transdisciplinalidade, respeitou-se uma prática educativa inovadora. Ao procurar novos canais, novas alternativas capazes de assegurar aos adultos o direito que lhes é socialmente devido - uma educação de qualidade -, sem desprezar a sua realidade histórica, social e cultural, foi possível  avançar significativamente na construção do saber. Para além do reconhecimento e da validação do 9º ano, a formação profissional desenvolvida promoveu competências de participação activa e consciente em direcção a uma cidadania plena.