Maria Natalina Faria Cristóvão Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

As expressões artísticas no 1º ciclo do Ensino Básico. Uma abordagem à luz da Inovação Pedagógica. Um estudo de caso numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira.

A presente dissertação é um estudo de caso sobre a prática das expressões artísticas – musical e dramática – no âmbito do 1.º ciclo do ensino básico, conforme preconizado na Lei de Bases do Sistema Educativo e mais recentemente, no Despacho n.º 344/90.
Os objectivos que presidiram à realização deste estudo foram os seguintes: investigar sobre as práticas artísticas no 1.º ciclo do ensino básico; reflectir sobre o “lugar” da educação artística no currículo do 1.º ciclo; indagar a atitude dos professores face à coadjuvação e reflectir sobre as práticas dos professores no âmbito da inovação pedagógica, no domínio da educação artística.
O presente estudo foi realizado numa turma de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico na Região Autónoma da Madeira, no Município de Câmara de Lobos, através de um estudo de natureza qualitativa assente na realização de entrevistas, questionários, análise documental e observações no contexto de sala de aula.
Os resultados alcançados apontam para o facto da monodocência coadjuvada possibilitar a integração curricular, desde que os professores colaborem e trabalhem em estreita relação. Foi reconhecida, também, a importância da coadjuvação em áreas mais específicas, uma vez que possibilita aos alunos o acesso a todas as áreas curriculares. De qualquer forma, ficou claro que a formação inicial não é suficiente para a aquisição de conhecimentos e competências que permitam pôr em prática as expressões artísticas, conforme preconiza o Currículo Nacional.
Ficou evidente que a educação artística é importante para a formação integral das crianças, sendo, assim, importante que a escola proporcione esse tipo de práticas. Reconheceu-se, no entanto, uma discrepância entre as orientações do Ministério e a prática efectiva das expressões artísticas no 1.º ciclo do ensino básico.