Manoel Augusto Miranda Dourado Mestrado em Inovação Pedagógica

Cultura escolar e cultura popular: perspectivas de inovação pedagógica

A narrativa foi o que conduziu esta dissertação, que tem como título Cultura escolar e cultura popular: perspectivas de inovação pedagógica. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como estas culturas se relacionam, de que forma o diálogo pode contribuir para melhoria da educação e quais as perspectivas de inovação pedagógica. O estudo foi realizado em uma comunidade quilombola cujos seus habitantes são descendentes de escravos. Um estudo de caso etnografico, fez-se uma analise do discursos de vários setores da cultura popular como: Capoeira, religião, música, representantes comunitários e pessoas da comunidade. E da cultura escolar: direção, coordenação, professor, aluno. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa possibilitou a alteração de percurso, flexibilização de tempo e espaço para que fosse possivel alcançar os objetivos propostos. É possivel destacar também importâcia das referências teóricas como: Lapassade, Yin, Toffler, Benedith, Papert, Freire, Macedo, Fino, Sousa dentre outros que contribuiram bastante para o estabecimento do diálogo produtivo e construção de juizo de valor. Sabendo que a escola é o local menos apropriado para encontrar a inovação pedagógica, a pesquisa insistiu na garimpagem procurando compreender como a Cultura escolar interagem com a Cultura popular em um locus onde estas caracteristicas estão presentes e tendo perspectivas de inovação pedagógica. O trabalho com dados etngraficos foi produzido com uso de elementos como : entrevistas e observação participante. Procurei entender ainda a dinâmica de elementos essenciais para que haja inovação pedagógica: A escola, ensinar e aprender, e outros como Cultura escolar, Cultura popular. Foi possível constatar a dificuldade de estabelecer diálogo entre as culturas, o que acarreta um entrave para inovação pedagógica e como consequência a melhoria da aprendizagem. 

Palavras-chave: Cultura escolar, Cultura popular, Estudo de caso etnografico, Inovação pedagógica