Adailda Maria dos Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação e Sustentabilidade: perspectivas e possibilidades de inovação pedagógica em educação ambiental de uma escola pública do campo no município de Una-Bahia.

A Revolução industrial inaugurou um novo sistema de produção, alterando o modo de vida das sociedades emergente e futuras, com reflexos marcantes em todos os setores sociais, nomeadamente na educação, fazendo surgir o ensino em massa. E a escola foi articulada para transformar as crianças no tipo de adulto requerido pelo novo modelo econômico. Mas, alheia à necessidade de preservação da natureza, a nova ordem econômica acentuou o processo de degradação ambiental, afetando a qualidade do meio ambiente natural. Assim, diante da necessidade de se adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, sob a égide de uma nova ética ecocêntrica, fruto dos debates ecológicos, surge a educação ambiental, como principal vetor de desenvolvimento de uma consciência ecológica, tendo em vista à conservação dos recursos da natureza para as gerações pôsteres. E tal perspectiva pressupõe um novo perfil de ator social, mais crítico, reflexivo, forjado em novos contextos de aprendizagem, requerendo a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que propiciem o desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades capazes de salvaguardar o futuro do planeta com vida; principalmente, no campo, onde as ações do cotidiano do aprendiz, no manejo dos recursos naturais implicam em alteração direta do meio ambiente. Diante da questão central objeto da presente pesquisa, qual seja, se a educação ambiental, na perspectiva de experiências extraídas da interação do aprendiz no campo, na escola pública do Município de Una-Bahia, possibilita práticas pedagógicas inovadoras para o desenvolvimento de uma relação sustentável entre o homem e o meio ambiente, buscou-se analisar – a partir de um estudo de caso etnográfico, de abordagem qualitativa, a par das contribuições dos principais teóricos da inovação pedagógica – se os contextos de aprendizagem, verificados na escola Humberto Rusciolelli possibilitam práticas pedagógicas inovadoras, na perspectiva de uma educação ambiental que favoreça a sustentabilidade, sob a ótica dos sujeitos pesquisados e suas interações com a natureza. E, a despeito da inexistência, na unidade escolar Humberto Rusciolelli, de qualquer suporte de tecnologia da informação e comunicação – principal vetor de inovação pedagógica – a metodologia das “aulas das descobertas”, consistentes em visitas aos ambientes naturais, ricos em “nutrientes cognitivos” possibilita que os aprendizes aprendam entre si, mediatizados pela própria realidade, a partir do envolvimento dos diversos atores sociais no processo de educação ambiental, onde as crianças aprendem, através de suas vidas, os cuidados que devem ter com a natureza. Não obstante a insipiência das práticas tidas como inovadoras verificadas na escola pesquisada, não se pode negar que estas podem ser enquadradas conceptualmente como alternativas metodológicas inovadoras em educação ambiental, uma vez que favorecem o contacto dos aprendizes com o meio físico em que se encontra, inserindo a escola na vida real e propiciando ao aprendiz, situações que despertam seu senso crítico quanto à necessidade de preservação dos recursos ambientais, formando sujeitos mais reflexivos e mais conscientes dos problemas ambientais do mundo que os rodeia.

Palavras-chave: Educação ambiental no campo. Inovação pedagógica. Desenvolvimento sustentável. Consciência ecológica. Preservação dos recursos da natureza.