Suse Gomes da Costa Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Escola do campo: quais as possibilidades de inovação na prática pedagógica?

Esta dissertação é resultado de uma investigação desenvolvida na classe multisseriada da Escola Municipal João Evangelista Filho, em Capim Grosso/BA/ Brasil. Pesquisa que se insere no âmbito de uma dissertação de mestrado em Inovação Pedagógica na classe multisseriada visando investigar as possibilidades da inovação em suas práticas pedagógicas. O estudo mostra as mudanças ocorridas nas Escolas do Campo em relação às políticas públicas, decorrentes de movimentos de representantes da sociedade civil, Universidades e Organizações Não Governamentais (ONG´s), dentre outros. Ainda assim, as turmas são rotuladas como sinônimo de atraso e de baixa qualidade por sua organização composta por várias séries, com um único professor, localizadas, em sua grande maioria, em comunidades rurais, com estruturas – física e material – precárias. Vários questionamentos foram formulados e modificados a cada momento que se adentrou no campo de pesquisa. Por conseguinte, esta problematização conduziu a outras interrogações que direcionaram e referenciaram o percurso da pesquisa, elementos fundamentais para compreensão e interpretação sobre o contexto educacional apresentado na escola locus da pesquisa. Enquanto opção metodológica optou-se pela pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, utilizando-se do estudo de caso. Dentre as técnicas optou-se pela entrevista semiestruturada, observação participante, além da análise documental.  E, na busca duma educação significativa e inovadora podemos ver que, embora o formato de Educação que encontramos não possa ser considerado ideal de Educação do Campo, constatamos que há elementos que indiciam uma ruptura com o paradigma tradicional, sendo eles: as estratégias e práticas pedagógicas de interação entre os alunos, e a comunidade em que a escola estar inserida - dando possibilidade ao diálogo com outros espaços educativos; a contextualização a partir da materialidade da vida desses sujeitos; valorização dos conhecimentos trazidos pelos alunos. E deste modo tornam-se indicadores de alterações consentâneas com a Inovação Pedagógica, na Escola do Campo do município do Nordeste brasileiro. 

Palavras – chaves: Escola do Campo, Inovação Pedagógica, Prática pedagógica, Etnografia.