Georgete Lopes Freitas Doutoramento em Currículo

O estado da arte das discussões sobre currículo na pós-moderna sociedade da informação: estudo de caso e análise de conteúdo da produção científica dos pesquisadores em Educação no período de 2001 a 2011

Estudo sobre o estado da arte da literatura em Educação sobre Currículo. Objetiva analisar os discursos dos pesquisadores em Educação sobre os desenhos do Currículo na Sociedade da Informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011; apresentar as discussões críticas e pós-críticas sobre Currículo na Sociedade da Informação; relatar se há ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação em prol de atender às demandas mundiais e locais de inserir o setor educacional na Sociedade da Informação; verificar se os planos, programas e projetos educativos desenvolvidos têm relação com o Livro Verde Brasil; desvendar se ainda há o Programa Sociedade da Informação no Brasil; verificar se o Plano Nacional de Educação delineia aspectos da Sociedade da Informação, como forma planejada de ações; verificar se o discurso dos professores enfoca a necessidade de políticas públicas educativas para a Sociedade da Informação no Brasil; indagar junto dos pesquisadores como percebem as ações do governo no que se refere às discussões sobre desenho curricular na Sociedade da Informação; indagar junto dos pesquisadores se há entrelaçamento entre os seus discursos sobre a teoria crítica e pós-crítica do Currículo e a sua prática pedagógica em prol de mudanças efetivas; apresentar o estado da arte e a frente de pesquisa sobre Currículo na Sociedade da Informação e informar a proveniência dos pesquisadores. A pesquisa é caracterizada como documental e de campo, com abordagem qualitativa do estudo de caso e análise de conteúdo. Conclui que a pluralidade de ideias, de diálogos, de ausência de silêncios quando não necessários e de olhar para o outro com estranhamento antropológico e não com o embotamento do cotidiano das pessoas, contribui para mudanças reais na forma de educar e no pensar sobre o Currículo na Sociedade da Informação. 

Palavras-chave: Currículo. Sociedade da Informação. Produção Científica. Educação. Brasil.