Ana Maria França Freitas Kot-Kotecki Doutoramento em Currículo

Modelos Curriculares na Educação de Infância: O enfoque na Expressão Dramática. Da Teoria às Práticas.

Esta investigação, de natureza qualitativa, pretendeu num primeiro propósito analisar teoricamente três modelos curriculares (High Scope, Movimento da Escola Moderna, Reggio Emilia), no âmbito da educação de infância, à luz de uma educação preconizada na atualidade e compreender a valorização do domínio da expressão dramática nos modelos curriculares em estudo.

            Num segundo momento, pretendeu, através de um estudo de caso, verificar a dinâmica da atividade de expressão dramática inerente às práticas pedagógicas dos educadores de infância cooperantes no curso de Licenciatura em Educação de Infância, da Universidade da Madeira. Entrevistámos um grupo de quinze educadores cooperantes e observámos as práticas pedagógicas de dois educadores no âmbito da expressão dramática, dando também enfoque às atividades realizadas pelas crianças.

            Como resultados, salientamos que os modelos curriculares são gramáticas pedagógicas importantes  para  as  práticas dos educadores de infância. Relativamente às práticas pedagógicas  observadas no  domínio da expressão dramática  estas  revelaram que é  necessário aperfeiçoar os referenciais teóricos dos educadores, bem como a construção da  planificação  de  atividades para garantir uma  intervenção sustentada  e  um maior  espaço de  manobra à  criança num contexto de  aprendizagem  autêntica  e significativa.

 

Palavras-Chave: expressão dramática, modelos curriculares, prática pedagógica, educação pré-escolar.