Marilândia F. Colaço do Carmo Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica nas práticas de formação dos professores.

Este estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas do curso de formação continuada para professores alfabetizadores à luz da inovação pedagógica. O objeto de estudo foi a prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma escola pública da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Observaram-se as implicações e perspectivas desse curso na construção de saberes necessários ao professor para atender as novas mudanças sociais e culturais. Essa pesquisa foi enquadrada num estudo de caso, com um universo investigativo de cinco professores, um coordenador pedagógico e uma formadora do curso de formação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no município de Fortaleza. A partir de fontes bibliográficas organizamos um quadro teórico dividido em quatro temáticas agrupadas nas discussões sobre inovação pedagógica (FINO, 2008, 2010; FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000); aprendizagem colaborativa e interação social (CORREIA, 2010; FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010; FINO, 2001; WOODS, 1999); formação docente (SHÖN, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010); práticas pedagógicas (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999; NÓVOA, 2002). Utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e o diário de campo, como forma de captar as nuances presentes na pesquisa. Em alguns momentos foi preciso efetuar a coleta de dados por meio da história de vida de alguns professores sem, no entanto, aprofundar a questão, somente como forma de compreender as respostas dadas por estes na entrevista semiestruturada. Concluímos que as práticas pedagógicas do curso em questão se constituem como um processo dialógico onde professor e aluno são orientados a refletirem sobre o que estava sendo aprendido. Percebeu-se, ainda, que os professores alfabetizadores compreendem a importância de conhecer os seus alunos. Para os professores alfabetizadores a sua prática pedagógica sofreu ressignificação, principalmente, com as trocas de experiências, o reconhecimento de que não é detentor de todos os saberes e a confiança adquirida nas práticas pedagógicas apresentadas, vivenciadas e refletidas nas formações e na prática de sala de aula.

 

Palavras chave: Educação. Práticas Pedagógicas. Inovação Pedagógica. Alfabetização. Formação Continuada de Professores.